600 anos de História - Porto Santo 1418-2018
1. O Achamento
Esta foi a primeira ilha do arquipélago da Madeira a ser "achada" em 1418, no meio do Atlântico encontraram uma bela ilha dourada, após uma grande tempestade, e por ter sido descoberta no dia 1 de Novembro - Dia de Todos os Santos - e ter sido igualmente um porto seguro para estes navegadores, deram o nome à ilha de PORTO SANTO!
Estes navegadores, comandados por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, tinham sido enviados numa viagem de descoberta pelo Príncipe Henrique, o Navegador e retornaram imediatamente para Portugal para contar o que haviam encontrado.
Nos registos históricos referem-se ao achamento da ilha, pois apesar de terem sido os portugueses os primeiros a povoar este estado insular, já existiam registos anteriores destas ilhas no chamado Atlas Medicis (1370).
Porto Santo - 1418
Madeira - 1419
2. A Ocupação e Sobrevivência
Pensa-se que os primeiros humanos a pisar o solo do Porto Santo, fizeram-no em 1420, preparados para fixarem os primeiros colonos e iniciarem o povoamento e governados pelo Capitão Donatário Bartolomeu Perestrelo. A ocupação desta ilha e posteriormente a descoberta da Madeira foram os primeiros passos para as grandes viagens que colocaram os portugueses em todo o mundo, através da grande epopeia dos Descobrimentos.
O seu isolamento e falta de chuva e por vezes secas extremas foram aspectos que contribuíram para as enormes dificuldades de sobrevivência.
A ilha tornou-se num alvo apetecido para os saques de piratas e corsários, e foram criados sistemas de defesa - fortalezas, os fachos para aviso de sua chegada e formas de proteger as mulheres e crianças de raptos e violações - as matamorras, que serviam igualmente para conservar o cereal.
3. Celebrações dos 600 anos do descobrimento das ilhas
VISITE O SITE OFICIAL
Comemorações dos 600 anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e do Porto Santo